MOÇAMBOLA:: Governo autoriza treinos aos clubes com menos de 10% de casos positivos

Reunido na sua quinta sessão ordinária, o Conselho de Ministros autorizou esta terça-feira, 16 de Fevereiro, o regresso ao treinamento aos clubes do Moçambola com menos de 10% de casos positivos da testagem feita semana passada.

Texto: David Nhassengo

É em face aos resultados dos testes realizados entre os dias 11 e 12 de Fevereiro que o Conselho de Ministros tomou a decisão, de apenas autorizar o regresso ao treinamento aos clubes do Moçambola que tiveram menos do que 10% de infectados em relação ao número de amostras recolhidas.

De acordo com Ludovina Bernardo, porta-voz desta sessão, a medida anunciada visa “permitir que os clubes possam regressar ao treinamento, tendo em vista a disputa de jogos do Moçambola”, sublinhando, todavia, a necessidade de confinamento de todos os casos positivos detectados.

No tocante aos resultados, a representante do Governo anunciou números que, segundo referenciou, são preocupantes, visto que dos “548 testados, 67 resultaram em casos positivos, o que significa uma taxa de positividade de 12.3%”.

É preocupante na medida em que a taxa média prevista, em casos de testagem no País, é de 10%”, argumentou Ludovina Bernardo, instando por isso “os clubes a submeterem, regularmente, os seus jogadores à testagem para o novo coronavírus, com vista a cumprirem os compromissos assumidos quer em relação à Liga Moçambicana de Futebol, quer em relação à Federação Moçambicana de Futebol”.

Adiante, a governante anunciou, como outra medida tomada pelo Conselho de Ministros, a realização de uma nova ronda de testagem nos clubes do Moçambola a 26 de Fevereiro, “por forma a aferir o nível de positividade de todos os testados, quer dos que tiveram diagnóstico negativo, quer dos que deram positivo”.

No fim da intervenção à imprensa, Ludovina Bernardo apelou, em nome do Governo, a necessidade de os clubes continuarem a cumprir o protocolo sanitário com rigor e responsabilidade. OC


*Este conteúdo teve apoio da http://www.jogabets.co.mz

Advertisement

3 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s