Na comunicação à Nação moçambicana proferida na noite desta quinta-feira, 04 de Fevereiro, o Chefe de Estado Moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, anunciou a suspensão do Moçambola e dos treinos das equipas participantes na prova por um período de trinta dias.
Por: David Nhassengo
Segundo o estadista, a decisão tem efeito a partir de 08 de Fevereiro próximo, ou seja, a partir de segunda-feira, por forma a permitir a realização da quarta jornada agendada para este fim-de-semana.
“Este fim-de-semana disputam a quarta jornada e, sendo hoje quinta-feira, significa que se prepararam para estes jogos. Mas depois teremos de interromper a prova por um período de trinta dias”, anunciou o Presidente da República, explicando que a decisão visa essencialmente evitar a movimentação das delegações dos clubes pelo País e, desta forma, conter a propagação do novo coronavírus.
Ainda neste quadro da suspensão da prova, Nyusi mostrou-se agastado com a não testagem dos principais intervenientes da prova, conforme tinha sido prometido pelas entidades gestoras do futebol moçambicano.
“O Costa do Sol e o Ferroviário de Lichinga deram exemplo. Realizaram testes. Deram a cara e todos vimos o que aconteceu. Havia contaminação. O Ferroviário de Lichinga teve quase metade do plantel infectado e não pôde viajar [para o jogo da primeira jornada, contra a Liga Desportiva de Maputo]”, lembrou o Presidente da República, como que a instar os dirigentes desportivos a adoptarem medidas arrojadas para a proteção dos artistas da bola.
Aliás, ainda de acordo com Nyusi, os gestores do futebol moçambicano devem estar conscientes de que o novo coronavírus é um “problema que existe, mas que estamos a fingir que não conhecemos”.
“É por isso que vamos agora cortar, para voltarmos a jogar mais tarde. Estamos interessados que haja a prova, tanto é que estava a animar”, constatou o Chefe de Estado, que ainda nesta comunicação anunciou a interdição, com efeitos imediatos, da realização de jogos recreativos e de lazer, bem como de competições de escalões inferiores e de seniores amadores, igualmente por um período de 30 dias. OC
[…] que, decorrente da decisão tomada pelo Chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi, no âmbito do Estado de Calamidade Públ…, a suspensão do Moçambola é extensiva aos treinos das equipas nele participantes, estando porém […]
GostarGostar
[…] em clubes do Moçambola2021, por forma a fazer face à suspensão de treinos e competições decretada pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi, devido ao aumento de número de casos do novo coronavírus no […]
GostarGostar
[…] Três sessões que o fizeram assumir que “todos estamos num bom nível”, principalmente com altos índices físicos, apesar de muitos dos seus colegas de selecção não terem jogos nas pernas devido à suspensão do Moçambola a 08 de Fevereiro último. […]
GostarGostar