EM INHAMBANE: Reprovada candidatura de Neto da Conceição. Assunto levado ao Gabinete de Combate à Corrupção!

Neto da Conceição viu a sua candidatura reprovada pela Mesa da Assembleia-Geral da Associação Provincial de Futebol de Inhambane. O presidente deste órgão alegou, na sua decisão, a existência de um vício insanável: a falta de uma declaração de suporte. O caso foi parar no Gabinete de Combate à Corrupção!

Por: Redacção

A candidatura de Neto da Conceição não teve suporte de nenhum dos 19 clubes filiados na Associação Provincial de Futebol de Inhambane (APFI), conforme determinam os estatutos.

Pior do que isso, todos os 19 tinham-se adiantado no suporte a Victorino Xavier e não deixaram espaço, debaixo do teto, para que Neto e o seu elenco se escondam da chuva da rejeição. É que, sempre de acordo com os estatutos, nenhum clube deve propor mais do que uma candidatura.

Vai daí que, depois de receber a documentação com as intenções de Neto da Conceição de se fazer ao poleiro, o presidente da Mesa da Assembleia-Geral (MAG) notificou o mandatário da candidatura, informando-o da irregularidade e sua protetora insanabilidade. A pouco menos de 48 horas do voto.

Neto diz que se distraiu, ainda assim entregou o caso ao Gabinete de Combate à Corrupção!

O candidato excluído assumiu ter-se distraído a ponto de não ler devidamente os estatutos da APFI, por forma a conhecer a regra que determina que qualquer concorrente deve reunir declarações de suporte dos associados.

Disse que só soube das eleições a pouco menos de uma semana delas realizarem-se, não tendo, por isso, tido tempo suficiente de se preparar. Isto por um lado.

Por outro reclamou o facto de a decisão da sua exclusão ter sido tomada pelo presidente da MAG que, na sua óptica, como integrante da outra lista candidata deveria distanciar-se de todo o processo eleitoral.

Entende, Neto da Conceição, que o presidente da MAG está em conflito de interesses, tendo baseado a sua acção na má-fé.

Impugnou, por isso, a votação e revelou ter submetido o caso não só à área que superintende o desporto a nível do Governo Provincial, como também ao Gabinete Provincial de Combate à Corrupção de Inhambane.

As eleições foram secretas – Conselho Nacional do Desporto

O representante do Conselho Nacional do Desporto na província de Inhambane, entidade com a missão de garantir a ética nas instituições desportivas, mostrou-se indignado com a reprovação da candidatura de Neto da Conceição Miguel.

José Faduco disse, por sua vez, não fazer igualmente sentido que o presidente da MAG tome uma decisão tão extrema, sobretudo tratando-se de um integrante de uma lista concorrente.

Uma candidatura só pode ser chumbada pela estrutura do Governo provincial que superintende o desporto. Não pelo presidente da mesa. Ele não pode excluir nenhuma candidatura, sendo ele parte do elenco do actual presidente e candidato,” reiterou.

José Faduco posicionou-se a favor do candidato excluído na impugnação da votação, bem como na canalização de um protesto ao Governo Provincial. Aliás, o representante do Conselho Nacional do Desporto em Inhambane jurou ser, este, um caso de fórum criminal. Daí o recurso ao Gabinete Provincial de Combate à Corrupção de Inhambane.

Estás eleições não foram tornadas públicas. A sua marcação não foi transparente. Não houve nenhum anúncio, por exemplo, no jornal de maior circulação. Houve secretismo”, apontou Faduco, esclarecendo que nem o sector do desporto da província, nem o Conselho Nacional do Desporto e muito menos o candidato excluído souberam destas eleições com a devida antecedência.

Refira-se que Victorino Xavier foi reeleito presidente da APFI com 17 votos, o equivalente a 100% dos clubes que se fizeram presentes na sala de conferências da Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane. OC

*Este conteúdo foi oferecido por http://www.jogabets.co.mz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s