Com o ano a chegar ao fim, a equipa editorial do OC-Olho Clínico decidiu render a devida homenagem às figuras, instituições e equipas que mais se destacaram em 2020. Para as atribuições, olhou-se para as actividades desenvolvidas pelos homenageados e que tiveram algum impacto na organização desportiva nacional, bem assim nos resultados alcançados. Neste artigo, OC dá a conhecer a Entidade Desportiva que mais se destacou ao longo do ano.
Por: Redacção
De todas as instituições desportivas nacionais, a Associação de Futebol da Cidade de Maputo (AFCM) foi a única que cumpriu fielmente com o seu papel de organizar provas competitivas. Com ou sem COVID-19.
Numa ano atípico, de extrema inactividade devido à pandemia do novo coronavírus, a centenária instituição liderada por Amílcar Jussub inconformou-se diante de um confinamento geral cantado.

Organizou duas provas de futebol. A primeira em Março, o Campeonato da Cidade de Seniores. No novo formato que envolve todos os seus associados: clubes do Moçambola e da Segunda Divisão.
Quando o País do medo se negava a abrir para o novo normal, a AFCM deu em Novembro um passo à frente ao organizar o Torneio de Solidariedade, disputado por clubes do Moçambola, da Divisão de Honra e pela selecção nacional de sub-20.

E a prova acabou sendo fundamental para os Mambinhas fazerem história: conquistaram o Torneio da COSAFA de sub-20 e asseguraram a presença inédita no Campeonato Africano das Nações da categoria, a decorrer de Fevereiro a Março na Mauritânia.

Ou seja, a AFCM organizou uma competição que deu rodagem competitiva a uma selecção nacional que conquistou o maior título de sempre para o País.
Para OC-Olho Clínico, a Associação de Futebol da Cidade de Maputo é a Instituição Desportiva de 2020, num ano em que, curiosamente, celebrou os seus 100 anos de existência. OC