A vila-sede de Marracuene será palco, a 26 de Dezembro próximo, da edição pioneira da meia-maratona Stélio Craveirinha, um evento desportivo que visa homenagear o “coach” que, em vida, descobriu e formou várias atletas com destaque para Maria de Lurdes Mutola, Elisa Cossa e Argentina da Glória.
Por: Atílio Huo
A Meia-Maratona Stélio Craveirinha é na verdade uma resposta do Governo do Distrito de Marracuene ao desafio lançado por Maria de Lurdes Mutola no dia que o “coach” foi a enterrar.
Serão ao todo 15 quilómetros que deverão ser percorridos pelos federados, sendo entre 5 e 10 km pelos amadores, veteranos e pessoas com deficiência.
Organizada pelo Governo de Marracuene em parceria com a Secretaria de Estado do Desporto e a respectiva federação desportiva, a corrida pretende render a devida homenagem a uma figura que só soube dar a vida pelo atletismo. Não só como atleta, mas mais tarde como treinador.
Em breves parêntesis, Stélio Craveirinha foi recordista nacional de atletismo, na especialidade de salto em comprimento, tendo representado o País nos Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980.
Como treinador foi responsável pela descoberta e formação das notáveis Maria de Lurdes Mutola, Elisa Cossa e Argentina da Glória.
O “coach” veio a perder a vida a 11 de Outubro último, vítima de doença, na clínica privada do Hospital Central de Maputo.
*Este conteúdo foi oferecido por http://www.jogabets.co.mz