A selecção nacional de sub-20 assegurou esta sexta-feira, 11 de Dezembro, o inédito apuramento à fase final do Campeonato Africano das Nações do escalão, prova a decorrer no próximo ano na Mauritânia. Os árbitros e a COSAFA TV ainda tentaram impedir o País do festejo final…
Por: David Nhassengo
Para o efeito, os Mambinhas asseguraram a presença na final do Torneio da COSAFA que decorre desde 03 de Dezembro na vizinha África do Sul, depois de derrotarem a congênere da Zâmbia, por 5 a 4, no desempate por grandes penalidades.

As duas equipas terminaram o tempo regular empatadas a zero, num jogo em que a bravura dos pequenos Mambas veio ao de cima. O quadro nacional disputou mais de 50 minutos condicionado, quando no minuto 38 a injustiça deliberada e os árbitros deram-se a mão: expulsão de Belarmino por vermelho directo, mesmo depois de o juiz da partida ter exibido primeiro um amarelo.

Segundos depois e, para enfraquecer ainda mais a selecção nacional, a crueldade humana decidiu expulsar o próprio seleccionador nacional, Dário Monteiro, por este ter apenas alertado de forma audível que era a primeira falta que Belarmino cometia no jogo, que o amarelo era um castigo aceitável…

Mas a bravura, o espírito de superação e a resiliência – qualidades típicas dos moçambicanos – impediram que os zambianos, os árbitros e os comentadores da COSAFA TV (que não esconderam a sua inclinação pela selecção da Zâmbia) festejassem.

Não foram a tempo de celebrar o fim dos 90 minutos, período no qual as duas equipas empataram sem abertura de contagem. Aliás, tudo o que puderam fazer, depois disso, foi ver como rir-se por último sabe bem: os moçambicanos venceram na loteria de grandes penalidades e asseguram um lugar ao sol.

Para já, os Mambinhas jogam domingo próximo, 13 de Dezembro, a final desta COSAFA de sub-20 diante da Namíbia, que no outro jogo das meias-finais eliminou a selecção de Angola. OC
*Este conteúdo foi oferecido por http://www.jogabets.co.mz