EM VILANKULO:: Yassin Amuji pretende dinamizar o desporto de praia

O presidente da Associação de Turismo de Vilankulo, Yassin Amuji, compromete-se a dinamizar as modalidades desportivas de praia na turística cidade de Vilankulo, no cumprimento de uma recomendação deixada por Carlos Gilberto Mendes, Secretário de Estado do Desporto.

Por: David Nhassengo

Para o efeito, Yassin Amuji elaborou um projecto que visa envolver os operadores turísticos locais na massificação do voleibol e do futebol de praia.

Conforme avançou o jovem empresário, “como Associação de Turismo de Vilankulo pretendemos que dentro de seis meses e até o máximo de um ano, ver a nossa cidade representada nas provas nacionais de futebol e voleibol, ambas de praia“.

À falta de clubes e equipas locais para as duas modalidades, Yassin Amuji explicou que a estratégia passa por cada operador turístico local criar ou investir numa equipa de cada uma dessas duas modalidades de praia.

Ou seja, “Vilankulo tem cerca de 153 operadores turísticos e, se nós conseguirmos que 50 deles tenham uma equipa de futebol ou de voleibol de praia, nós podemos facilmente organizar campeonatos distritais com um mínimo de 20 participantes“.

Esta estratégia poderá ajudar a massificar as duas modalidades, bem como dinamizar o quadro competitivo local e nacional“, indicou.

Transformar Vilankulo em capital nacional do desporto de praia

Tal como o Secretário de Estado, Yassin Amuji defende também a realização de provas nacionais e internacionais das modalidades de praia em Vilankulo. No entanto, entende que é importante que se torne as mesmas atrativas, não só com a massificação, mas com a criação das respectivas infraestruturas.

Primeiro queremos criar valor nas duas modalidades. Com os locais e com os turistas que nos visitam. Queremos que o voleibol de praia e o futebol de praia sejam as modalidades que identificam Vilankulo. Conseguindo isso, será bastante curto o caminho para o fortalecimento das selecções nacionais e a realização, aqui, de competições nacionais e internacionais”, sustentou.

Refira-se que a iniciativa de Yassin Amuji vai ao encontro das recomendações deixadas em Agosto último pelo Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, no âmbito da visita efectuada àquela província. OC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s