O jornalista desportivo, que se destacou na Rádio Moçambique, perdeu a vida na manhã desta segunda-feira, 26 de Outubro, na Matola, vítima de doença. Aos 73 anos de idade.
Por: Redacção
De acordo com uma fonte familiar, João de Sousa sentiu-se mal nas primeiras do dia e, socorrido, acabou perdendo a vida mesmo a caminho do hospital.
Nascido a 16 de Junho de 1947, João de Sousa é uma eterna referência do jornalismo radiofónico nacional, com uma carreira iniciada em 1964 nas Produções GOLO – que na altura produzia programas transmitidos pela da então Rádio Clube de Moçambique (hoje Rádio Moçambique).
Em 1974 ingressa como quadro da Rádio Clube de Moçambique e, três anos mais tarde, passa a chefiar a redação desportiva da já chamada Rádio Moçambique, tendo se destacado na cobertura (em directo) de várias provas nacionais e internacionais, de diversas modalidades desportivas.

Anos mais tarde chegou a administrador Comercial e de Produção da Rádio Moçambique e, já em 2003, é nomeado assessor do Conselho de Adinistração para as Relações Internacionais, bem como para Área de Comunicação e Imagem.
Para além de radialista, João de Sousa foi apresentador e comentador de jogos de futebol na pública Televisão de Moçambique, para além de editor da rubrica “Uma Data na História”, que rendia homenagem a várias figuras moçambicanas. OC