Automobilismo:: Lançada 1ª pedra para construção do Circuito de Marracuene

O secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, lançou este sábado, 25 de Setembro, a primeira pedra para a construção do Circuito do Desporto Motorizado de Marracuene. Governo local garante total apoio na edificação da infraestrutura que irá galvanizar o desporto e o turismo naquele ponto da Província de Maputo.

POR: dAVID nhASSENGO

O Circuito de Marracuene será implantado numa parcela de terra com cerca de 12 hectares, devendo ocupar o antigo areeiro do bairro 29 de Setembro, na zona nobre daquele distrito. Será construído e gerido pela Federação Moçambicana de Automobilismo e Motociclismo (FMAM).

A infraestrutura terá pistas para as modalidades de autocross, motocross e ralicross, para além de drifts e spinning. Será ainda aberta uma pista com alguns obstáculos para carros 4X4, esta última que deverá ser explorada por empresas ou individualidades interessadas para testagem das suas viaturas.

Ademais, será construído um bloco administrativo no qual funcionará a sede FMAM. Tudo de raiz.

A construção do Circuito de Marracuene representa um ganho para o Governo moçambicano no que ao sector do desporto diz respeito, definido que está, segundo revelou Gilberto Mendes, o objectivo de encontrar e reservar espaços para a prática desportiva ao longo do País.

Este espaço está aqui há um bom tempo. Havia várias ideias para o seu reaproveitamento, como por exemplo a hipótese de se instalar aqui um aterro sanitário. No entanto achamos que ficaria bem explorar o mesmo como um espaço para a prática desportiva, para o lazer e atracão turística”, contextualizou Gilberto Mendes.

Segundo o governante, é na verdade a característica do espaço que “fará com que o Circuito de Marracuene seja bastante atrativo para a realização de eventos desportivos internacionais de motocross, autocross, drifts e outros”, devendo, neste âmbito, atrair igualmente competidores oriundos da África do Sul, Suazilândia e Zimbabwe, “o que será um boa fonte para a captação de divisas e receitas através do turismo”, indicou Gilberto Mendes, momentos depois de lançar a primeira pedra.

Governo de Marracuene garante total apoio à construção da pista

O administrador do Distrito de Marracuene, Shafee Sidat, congratulou-se com a possibilidade de este ponto do País vir a tornar-se capital do desporto automóvel em Moçambique.

Para Shafee Sidat, “ter um circuito é mais um ganho para o distrito de Marracuene, não só na componente desportiva, mas também para o turismo local e para a diversão dos nossos jovens”.

Aliás, a movimentação de uma modalidade desportiva em crescimento no País, no caso o desporto motorizado, vai para Shafee Sidatfazer com que Marracuene seja ainda mais conhecido no mapa nacional e internacional, visto que, de acordo com os mais entendidos, este espaço reúne todas as condições para que tenha a melhor pista do País”.

Para a edificação do futuro circuito, Shafee Sidat assegurou total apoio do Governo distrital.

O primeiro grande contributo que demos, como povo de Marracuene e como governo, foi o de ceder este espaço, de 12 hectares, por sinal localizado num local nobre. O segundo será o de emprestar a nossa maquinaria para o arranque das obras, para além de agilizar a tramitação de toda a documentação necessária para que este circuito seja uma realidade. Queremos ver Marracuene a desenvolver e todos aqueles que têm vontade de investir, terão nosso total apoio”, vincou.

Refira-se que coube a Carlos Gilberto Mendes, secretário de Estado do Desporto e Shafee Sidat, administrador do distrito de Marracuene, a realização da primeira corrida no que já existe de circuito para o motocross. Os dois governantes exibiram os seus dotes numa moto de quatro rodas. OC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s