LICENCIAMENTO:: 25 de Setembro é data limite para submissão de documentos na FMF

Os clubes do Moçambola2020 devem até sexta-feira, 25 de Setembro, submeter toda a documentação necessária para o seu licenciamento, no âmbito do PRO-Licenciamento da Federação Moçambicana de Futebol (FMF). 02 de Outubro é a data marcada para o anúncio da decisão final e vinculativa.

Por: redacção

Em comunicado de imprensa a que OC-Olho Clínico teve acesso, a FMF faz saber que 25 de Setembro é o prazo limite para a submissão de candidaturas no Departamento de Licenciamento de Clubes, prazo findo o qual “mais nenhuma submissão de documentos por parte dos clubes candidatos à licença será aceite”.

Adiante, pode ler-se no ofício, a federação emitirá a 02 de Outubro próximo um comunicado oficial com a lista definitiva e vinculativa dos clubes licenciados, informação a partir da qual saber-se-á que colectividades deverão ou não participar no Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola.

Ou seja, “os clubes que não cumprirem com os requisitos de licenciamento, dentro do período estabelecido, serão excluídos do Campeonato Nacional da Primeira Divisão, o Moçambola, sendo que, à luz dos regulamentos e directrizes da FIFA, CAF e FMF, a Liga Moçambicana de Futebol está obrigada a observar e a implementar as decisões emanadas pelos órgãos de decisão de licenciamento de clubes da FMF”, escreve a federação, assim tão taxativamente.

Para além de não participarem no Moçambola2020, os que não forem certificados perderão automaticamente o direito de acesso ao Fundo Solidário da FIFA, visto que o licenciamento é condição sine qua non para encaixarem aqueles barulhentos mas tão queridos milhões de meticais doados por aquele organismo internacional.

Houve prolongamento!

No âmbito do PRO-Licenciamento, iniciado a 27 de Agosto último, os clubes do Moçambola tinham até 15 de Setembro para a suprirem os vícios, irregularidades ou omissões verificadas na documentação que deveria ser submetida até 01 de Setembro.

A 20 de Setembro cabia ao Órgão da Primeira Instância (OPI) da Comissão de Licenciamento de Clubes (CLC) anunciar a decisão final sobre que clubes estão licenciados no âmbito deste processo.

No entanto, tal decisão era passível de recurso, pelo que os candidatos teriam até 24 de Setembro para recorrer da decisão tomada pelo OPI cabendo, por sua vez, a deliberação final e vinculativa do Órgão de Apelo (OA) a 30 de Setembro.

Refira-se que, até aqui, apenas o Ferroviário da Beira, a Associação Black Bulls e a Liga Desportiva de Maputo são os únicos clubes que reuniram toda a documentação para o seu licenciamento. OC

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s