Na mensagem de condolências pela morte de Luís Siquice, a Secretaria de Estado do Desporto (SED) escreve que o País perdeu uma figura que elevou a auto-estima e o patriotismo dos moçambicanos, ao defender com brio e abnegação a nação moçambicana. Igualmente consternados, a Liga Moçambicana de Futebol e o Costa do Sol lembram igualmente o antigo avançado e campeão nacional.
Por: David Nhassengo
A SED lembra Luís Siquice como um atleta dono e senhor de um forte espírito de sacrifício e “um cidadão comprometido com o desporto, com particular destaque para o futebol”. Aliás, escreve o organismo na mensagem de condolências, a entrega do finado nesta modalidade foi demostrada ao longo da sua carreira futebolística, sendo a superação da grave lesão no joelho disso exemplo.
“Neste momento em que a dor e o luto nos assolam, a SED vem por este meio reconhecer os feitos deste grande homem que fez levantar plateias dos nossos palcos futebolísticos com grandes remates que animaram as tardes e noites dos moçambicanos, servindo de história para incentivar a actual e gerações vindouras”, lê-se na mensagem, na qual aquela entidade lamenta a morte do antigo avançado.

A Liga Moçambicana de Futebol (LMF) lamenta igualmente o desaparecimento físico de Luís Siquice, homem que deu uma vida pelo futebol, que enquanto atleta foi melhor marcador do Campeonato Nacional de Futebol e, já fora dos campos, desempenhou até à data da sua morte as funções de Delegado de Jogo deste organismo.
Quem também não escondeu a dor e a consternação pela notícia é o Clube dos Desportos da Costa do Sol, emblema no qual Luís Siquice notabilizou-se como um craque, dono e senhor de um tiro de canhão impensável até para o guarda-redes mais habilidoso. Aliás, enquanto atleta, o finado foi por duas vezes campeão nacional com esta colectividade, isto nos anos de 1979 e 1980.
Refira-se que Luís Siquice perdeu a vida na madrugada desta segunda-feira, 07 de Setembro, numa unidade sanitária da capital do País, vitima de doença prolongada. OC