Futebol:: Moçambique continua com apenas três clubes licenciados

O Ferroviário da Beira, a Associação Black Bulls e a Liga Desportiva de Maputo continuam, até aqui, os únicos clubes que completaram o processo de licenciamento no País. No entanto, só terão acesso aos certificados a 01 de Outubro.

Por: Redacção

Os três emblemas completaram o processo de licenciamento no passado mês de Maio e, volvidos três meses, continuam os únicos com todos os requisitos reunidos. No entanto, as três colectividades só serão certificadas a 01 de Outubro conforme decisão da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) no âmbito do programa Pro-Licenciamento FMF.

Ainda assim, sabe OC-Olho Clínico que vários clubes terão já submetido a sua candidatura para obtenção do certificado, dispondo do prazo de até 15 de Setembro para a suprirem os vícios detetados, irregularidades e/ou omissões verificadas na papelada.

Refira-se que o processo de licenciamento de clubes é uma obrigatoriedade fixada pela federação para que os clubes nacionais possam competir no Moçambola e, pela Confederação Africana de Futebol para participação nas Afrotaças. Aliás, muito recentemente a Casa de Futebol determinou que só os emblemas de Primeira Linha certificados é que terão acesso ao Fundo Solidário da FIFA.

Reduzida para metade a taxa de licenciamento

Ainda no âmbito do Pro-Licenciamento, a federação decidiu reduzir em 50% a taxa administrativa para adesão a este processo. Mas isto só a partir do ano 2022, na medida em que, para o próximo ano, os clubes estarão isentos de pagamento de qualquer encargo “face à situação da pandemia do novo coronavírus”, conforme avança o organismo reitor do futebol nacional.

Assim, os clubes do Moçambola passarão a pagar 30 mil meticais, contrariamente aos 60 mil até aqui praticados. Os da Segunda Divisão que queiram aderir ao processo pagam, a partir de 2022, apenas 10 mil meticais, contra os 30 mil até aqui praticados. OC

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s