Para efeito de verificação do cumprimento do protocolo sanitário, no contexto da pandemia do novo coronavírus, os clubes desportivos e os ginásios serão fiscalizados pela Inspecção Nacional de Actividades Económicas, a INAE.
Por: Redacção
Os trabalhos de fiscalização deverão decorrer entre os dias 14 e 21 de Agosto, em todos os recintos desportivos do território nacional, informa uma nota da Secretaria de Estado do Desporto (SED) a que OC-Olho Clínico teve acesso.
Na verdade, os quadros da INAE deverão integrar uma equipa multi-sectorial de fiscalização, na qual fazem também parte inspectores do Ministério da Saúde (MISAU) e da SED.
Destinados aos clubes desportivos e ginásios, “os trabalhos de fiscalização terão maior atenção nos aspectos de higiene e limpeza das instalações, equipamentos e utensílios, distanciamento interpessoal de um metro e meio, segurança, bem nas condições de acesso como o uso da máscara”, escreve o comunicado da SED.

Em suma, o objectivo desta fiscalização é de verificar se os clubes desportivos e os ginásios estão, ou não, em condições de garantir o cumprimento do protocolo sanitário.
Refira-se que esta fiscalização poderá ser decisiva para a aprovação (ou reprovação) dos recintos desportivos referenciados, depois das primeiras vistorias efectuadas por inspectores do MISAU, da SED e da Liga Moçambicana de Futebol – estes últimos integrados nos campos de futebol – nas quais foram deixadas recomendações de cumprimento obrigatório.
De recordar que, no âmbito do Estado de Emergência em vigor desde 08 de Agosto último, o Presidente da República autorizou o regresso dos ginásios a 01 de Setembro próximo, tendo determinado, por outro lado, que a retomada em pleno das modalidades desportivas colectivas “está dependente da reverificação das condições que foram impostas pelas autoridades sanitárias e pelos organismos de inspecção, obedecendo igualmente a tendência da pandemia no nosso País“. OC
[…] Onze dias depois de não ter passado na visita preliminar, o Costa do Sol volta a ser alvo da inspecção do MISAU, SED e INAE, desta vez no âmbito da segunda e decisiva fase de verificação das condições sanitárias nos clubes, giná…. […]
GostarGostar