FORMAÇÃO:: Casa de Futebol vai lançar o FMF Academies

Com vista a incentivar a formação de novos talentos no País, a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) esboçou um projecto que visa dar apoio técnico e financeiro às academias nacionais de futebol, designado FMF Academies. Conheça os critérios que o mesmo estabelece para o conceito de academia.

Por: Redacção

Ao que soube OC-Olho Clínico, o FMF Academies é um projecto estratégico de apoio e suporte à formação para os próximos oito anos, estando o mesmo dividido em duas fases de quatro anos. A iniciativa deverá ser lançada ainda mês de Agosto.

No âmbito deste projecto, a FMF deverá subsidiar o funcionamento de todas as academias de futebol ao longo do País, assumindo na totalidade, por exemplo, os custos de alimentação dos atletas inscritos durante a vigência do projecto. Isto por um lado.

Por outro, caberá à federação qualificar os treinadores das academias abrangidas dando, igualmente, todo o tipo de acompanhamento técnico através do seu Departamento Técnico Nacional, este por sinal liderado por Arnaldo Salvado.

Não sendo isso, tudo, será ainda responsabilidade da Casa de Futebol custear, na totalidade, as despesas com o material necessário para a formação do atleta, como é o caso de equipamentos, bolas, mecos, entre outros itens indispensáveis.

Critérios para beneficiar do apoio

OC-Olho Clínico sabe que é pretensão da FMF incentivar a criação de academias de futebol no País, muito diferentemente do que acontece actualmente. Por isso, o FMF Academies deverá abranger apenas escolas de formação de futebol que tenham atletas internados, num mínimo de 30, com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos.

A par da formação no futebol, os referidos atletas deverão obrigatoriamente ser matriculados nas escolas de ensino, devendo haver, nas academias, quadros responsáveis pelo acompanhamento da vida estudantil dos formandos.

Mais. As academias que estarão abrangidas por projecto têm de estar filiadas à Associação Provincial de Futebol da região a que estiverem baseadas, por forma a que possam competir nas provas locais.

Uma visão a longo prazo

Com o investimento nas academias, a FMF pretende outrossim que a formação de novos talentos no País seja criteriosa e dinâmica, por forma a emprestar a devida qualidade.

Aliás, é sonho do órgão reitor do futebol nacional que, terminados os oito anos do projecto, as selecções nacionais de seniores (sub-23 e A) sejam alimentadas por atletas saídos destes centros.

Ao que descobriu OC-Olho Clínico, não é obrigatório que as academias sejam pertença dos clubes para beneficiarem do suporte da federação. Podem ser criadas e geridas por terceiros, quer seja por individuais, quer por outras entidades.

O projecto já está elaborado e aprovado, estando agora à espera do momento certo para ser tornado público. OC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s