OBITUÁRIO: Faleceu Mansur Daúde, o líder que engrandeceu (o Clube de) Gaza

O País perdeu desportivo e empresarial perdeu este sábado, 01 de Agosto, Mansur Daúde, antigo presidente do Clube de Gaza, um enorme impulsionador do desporto a nível da província com o mesmo nome. Um homem que em vida sempre defendeu que não há sucesso sem a necessária conjugação da humildade, perseverança e honestidade.

Por: Redacção

Bay Mansur – como era tratado pelo vulgo – teve complicações cardíacas que precipitaram a sua morte no princípio da noite deste sábado, 01 de Agosto, informaram fontes familiares ao OC-Olho Clínico.

Natural de Manjacaze, bay Mansur Daúde foi um grande impulsionador do futebol na província de Gaza, tendo-se destacado na liderança do Clube de Gaza, no qual esteve ligado desde 1974 até aos dias de hoje.

Entre 74 e 75 foi tesoureiro do clube tendo, após a proclamação da Independência Nacional, ocupado o cargo de vice-presidente.

Com a saída de Liberato Fragoso da presidência, em finais de 1976, Mansur Daúde foi eleito presidente do clube, funções que assumiu durante três décadas: de 1977 a 2007.

Quando pensava que iria finalmente se aposentar, foi depois desse período convidado a assumir as funções presidente da Mesa da Assembleia-Geral do seu Clube de Gaza. Na gestão dos sócios teve missão manter a moral, os valores e o equilíbrio social deste emblema que já esteve no topo do futebol nacional graças a si.

Como presidente da colectividade, bay Mansur Daúde liderou o emblema para a histórica conquista da Taça de Moçambique em 1991. Nesse memorável encontro da final, o Clube de Gaza teve de esperar pelo prolongamento para derrotar o Maxaquene por 2 a 1, depois do empate a um golo registado no tempo regulamentar.

O golo de ouro do Clube de Gaza foi aliás apontado por Zito Muchanga, capitão da equipa, no minuto 98.

Como que a confirmar a hegemonia do Clube de Gaza, em 1992 venceu a Supertaça Nacional…Tendo, no mesmo ano, sido finalista vencido da Taça de Moçambique. Perdeu para o Costa do Sol, por 4 a 1, em desafio que também foi ao prolongamento.

No Campeonato Nacional de Futebol, o Clube de Gaza teve os melhores registos em 1991 e 1992, quando nas duas edições ocupou a quarta posição da tabela classificativa. Era um forte candidato ao título, (intro)metido na hegemonia dos emblemas da capital. Nos anos 90 levou a equipa a participar nas Afrotaças.

Para além de dirigente desportivo, Bay Mansur notabilizou-se como empresário ligado à industria de hotelaria e restauração. Foi proprietário do Restaurante A Pontinha, uma paragem obrigatória à entrada e saída da Cidade de Xai-Xai, bem como do Complexo Turístico Halley, localizado na praia da capital provincial de Gaza. OC

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s