Com os desportistas na expectativa, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirige-se às 20 horas desta quinta-feira, 16 de Julho, à Nação Moçambicana. A comunicação é feita no contexto do Estado de Emergência.
POR: Redacção
A comunicação do Chefe de Estado é bastante aguardada pela comunidade desportiva, sobretudo os clubes, que recentemente pediram ao Governo, através da Secretaria do Estado do Desporto, o levantamento de algumas restrições na prática da actividade desportiva, por forma a permitir o regresso ao treinamento colectivo.
Os clubes revelam estar financeiramente de “rastos” e praticamente à beira do colapso, pois sem competição não conseguem garantir o income necessário para o pagamento de salários dos atletas e treinadores, agentes esses que desde Abril último auferem entre 50% e 40% dos seus ordenados, bem como para custearem as despesas correntes do seu funcionamento, com especial atenção para as contas de água e luz.
Não há garantias de que a resposta poderá ser dada durante esta comunicação, mas os desportistas não deixam de estar na expectiva pois, havendo alguma referência à actividade desportiva, dela poderá depender o futuro próximo do desporto nacional.
A única garantia existente é esta que da conta de que o Chefe de Estado dirige às 20 horas desta quinta-feira, 16 de Julho, à Nação Moçambicana. OC