PRORROGADO Estado de Emergência em Moçambique até 30 de Maio

O Chefe de Estado moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, acaba de prorrogar o Estado de Emergência por mais um mês, ou seja, de 01 de Maio a 30 de Maio de 2020, para fazer face à pandemia da COVID-19.

Com efeito, a prática desportiva continuará hibernada por mais um mês, à espera de “novas ordens”. O OC-Olho Clínico partilha, com o leitor, as 10 frases marcantes da comunicação feita pelo Chefe de Estado, na qual em várias ocasiões foram mencionados os desportistas, tidos pelo Chefe de Estado agentes activos de saúde.

Volvidos cera de quatro semanas da vigência do Estado de Emergência, o Governo confirmou que, na generalidade, o grau de cumprimento das medidas [de restrição] requer mais esforço por parte de todos nós;

Foi [porém] satisfatório o grau de cumprimento na proibição da realização de eventos públicos e privados, de cultos religiosos, actividades culturais, recreativas, desportivas e turísticas;

Neste período [da vigência do Estado de Emergência] constatamos que precisamos de fazer, ainda, muito mais de modo a melhorar alguns aspectos;

Por isso, decidi declarar a prorrogação do Estado de Emergência com início às 0h do dia 01 de Maio e término às 23h59 do dia 30 de Maio de 2020;

Temos a consciência de que mais dias difíceis nos esperam pela frente. Contudo é pretensão do Governo abrandar a disseminação do vírus para que menos pessoas precisem procurar tratamento e não sobrecarreguemos o Sistema Nacional de Saúde. Pretendemos abrandar…Para que mais moçambicanos tenham a possibilidade de prolongar a vida e que possam ter uma vida de qualidade.

É um momento difícil. Mas todos devemos nos unir por um bem-maior. A vida de todos e de cada um de nós.

Aos agentes desportivos exorto a tornarem-se agentes de saúde activos, adotando e divulgando as medidas de prevenção e contenção da propagação da pandemia do COVID-19.

Como Governo, estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para aliviar as consequências econômicas para as empresas e preservar os empregos.

Esta pandemia pode ser derrotada. Requer apenas a nossa ação colectiva. Disciplina e tolerância. Tem de ser colectiva porque pode prejudicar. O novo coronavírus não pode sobreviver ao distanciamento social. Não pode sobreviver diante de uma higiene pessoal e colectiva. O vírus não anda. Quem o transporta são as pessoas.

Por palavras simples estou a dizer: Vamos Ficar em Casa.

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s