Gilberto Mendes quer melhorar infraestruturas e dignificar atletas profissionais

Os resultados desportivos só aparecerão com a conjugação de três missões a que se propõe o novo Secretário de Estado de Desportos, Gilberto Mendes: recuperar as infraestruturas desportivas, devolver a dignidade aos atletas e incentivar as federações desportivas nacionais a trabalharem por objectivos maiores.

Empossado esta sexta-feira, 07 de Fevereiro, o novo Secretário de Estado de Desportos, Gilberto Mendes, entende que o País não sofre do mal da falta de infraestruturas desportivas para a prática de diversas modalidades desportivas.

Pelo contrário, Moçambique dispõe de recintos desportivos bastantes, mas que todavia precisam de ser intervencionados para que estejam aptos para a sua utilização.

A título de exemplo, Mendes disse que todas as escolas públicas nacionais têm infraestruturas para a prática de diversas modalidades, desde o futebol, basquetebol, andebol, voleibol de sala, hóquei, entre outras.

Deste modo, “não precisamos necessariamente de infraestruturais. É uma questão de pontenciarmos as existentes, reabilitarmos se necessário e colocar os atletas a praticarem desporto nesses mesmos recintos”, projectou.

Sobre a estratégia para o aproveitamento de tais infraestruturas, o Secretário de Estado de Desportos falou da necessidade de reaproximação entre os clubes e as escolas, fundamentando como exemplo a recuperação da piscina da Escola Secundária Estrela Vermelha pelo Clube de Desportos Tubarões de Maputo.

O Atleta como a principal estrela do desporto

Num outro capítulo, Gilberto Mendes assumiu que na qualidade de chefe do desporto nacional lutará para que os atletas deixem de desempenhar um papel secundário na sociedade moçambicano, “devolvendo-os o orgulho de serem atletas e a elevar a sua auto-estima ao de cima, por forma a que os resultados apareçam naturalmente”.

É, a partir de já, nossa missão resgatar todas as referências do País, indo ao passado buscar tudo aquilo que já tivemos de bom para mostrar aos novos artistas e actores do presente que Moçambique já foi uma potência no desporto”, disse, acrescentando que “já tivemos grandes atletas e grandes treinadores, pelo que não estaremos a inventar nada se exigirmos que os resultados apareçam”.

Temos de pensar em coisas grandes e não redutoras

Adiante, o novo homem forte do desporto nacional, Gilberto Mendes, lembrou o mítico Eusébio que, conforme disse, em 1966 foi capitão da selecção nacional de Portugal. “E se em 1966 já estávamos em terceiro lugar no Campeonato de Mundo de Futebol, o que nos impede de pensarmos em alcançar a fase final de um Mundial e não num pensamento tão redutor de chegar ao Campeonato Africano das Nações?”, questionou para, de seguida, trazer respostas.

Penso que é uma questão de estado de espírito, de pensamento e de foco. Mas, acima de tudo, de sentido de compromisso dos atletas, visto que condições humanas temos”, concluiu Gilberto Mendes, empossado sexta-feira (07) como novo homem forte da Secretaria de Estado de Desportos, entidade criada pelo Chefe de Estado Filipe Nyusi após extinção do Ministério da Juventude e Desportos.

2 comments

  1. Onosso desporto deve ser peoritario para um jovem.não primeiro pençar no dinheiro.mas sim na patria amada.anossa bandeira.defender como os Eusebios os colunas k defenderam.muita força Sr.Gilberto.Moçambique esta contigo

    Gostar

  2. Espero que o Gilberto faça diferencia e fazer valer o desporto nacional. E fazer ver que investir no desporto è um maior ganho mesmo pra qualquer um empresàrio e com menos risco de lucro.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s